domingo, 13 de abril de 2008

Turma 1: Aula 3 – 12.04.08

Bom galera, seguimos naquele nosso mesmo esquema, ok? Dúvidas é só me mandar um email!

Na nossa terceira aula, abrimos um parêntese no nosso estudo das soluções para falar de um assunto não menos importante: relações numéricas.

Vimos a definição de unidade padrão de massa atômica como sendo a massa correspondente a 1/12 do átomo de carbono 12:

Dessa forma, isso significa dizer que a massa atômica dos átomos expressa em u representa quantas vezes o referido elemento é mais pesado do que 1/12 do átomo do carbono 12.

Falamos sobre a massa atômica dos elementos da tabela periódica, vimos que seus valores são na realidade a média ponderada das massas atômicas dos diferentes isótopos desse mesmo átomo (átomos com mesmo número de prótons e diferentes números de nêutrons) levando-se em conta sua abundância na natureza.

Assim:

E como fórmula geral temos:

Vimos que "pacotes" de átomos contendo, em gramas, o valor correspondente à massa atômica do elemento químico expresso em u sempre encerravam a mesma quantidade de átomos – 6,023x 1023– e que esse número foi batizado de número de Avogadro. Vimos que esses pacotes são chamados de mols.

Em seguida fizemos alguns exercícios e retornamos ao assunto soluções, introduzindo o conceito de coeficiente de solubilidade.

O coeficiente de solubilidade (Cs) representa a máxima quantidade de soluto que pode ser dissolvida numa quantidade padrão de solvente (geralmente 100g de água) em uma dada temperatura.

Dissemos que as soluções, quanto ao Cs, são classificadas em 3 tipos

-Insaturada – Massa de Soluto < Cs

-Saturada – Massa de soluto = Cs

-Supersaturada – Massa de Soluto > Cs

Obs: soluções com corpo de fundo não são soluções supersaturadas!!! São soluções saturadas com presença de corpo de fundo!

Soluções Supersaturadas são sistemas muito instáveis em que há uma quantidade de Soluto DISSOLVIDA maior do que a quantidade determinada pelo coeficiente de solubilidade da referida substância a uma dada temperatura.

Com isso finalizamos a aula. Na próxima aula daremos continuidade a soluções. Falaremos sobre as curvas de solubilidade, faremos exercícios e iniciaremos as unidades de concentração. Grande Abraço.